quarta-feira, agosto 20, 2014

O único país de leste com língua latina

- A Holanda?
- Quê? 
- A Suécia?

Bem, eu só perguntei ao taxista de que terra era, mas ele irritou-se muito e respondeu:
- Nao digo. Só digo que sou de Leste. Você nunca ouviu falar da minha terra! 
- Ouvi, de certeza!
- quando você andava na escola vocês só estudavam a geografia de Portugal, é o que todos dizem! E agora que o ensino é bom, os alunos não estudam nada e os professores não sabem nada. É bem feito que aquele exame aos professores...
- Letónia, Estónia, Lituânia, vê como sei?
- Vou só dar-lhe uma dica: é o único país de Leste que fala uma língua latina...
- Ah, então é fácil!
- Fácil? - vociferou, irritadíssimo.
- Claro, é a Romênia.

Ficou muito feliz. Era a primeira pessoa com quem falava que tinha ouvido falar do país dele. E tinha falado com muitas pessoas, incluindo professoras...

- Perguntei a uma professora: qual é o único país de Leste que fala uma língua latina?
- A Holanda?
- A Holanda?!
- A Suécia?
- O quê?
- A Turquia?o
- E vocé é professora? Como é que você pode ensinar alguma coisa aos seus alunos, se você não sabe nada?

Custou-me a crer nestas histórias, talvez tenha havido algum mal entendido 'lost in translation', esperemos que sim.  Então  na escola primária não se aprendia a geografia estrangeira e isso continua a ser desculpa? E durante o resto da vida, ninguém aprendeu nada? 

Será este o retrato de um país pimba, encantado com os programas de TV como Portugal em Festa, Aqui Portugal, Big Brothers e outros que tais?

Parecendo verdade, o homem de início muito antipático, ficou tão feliz, que começou logo a tratar-me por tu e, ao chegarmos à estação de Santa Apolonia, perguntou-me o dia e a hora a que regressaria, para me ir buscar no seu próprio automóvel. Não lhe disse, claro. Até já falava em casamento... 

- Tu assim não te casas mais! 

Sem comentários: