segunda-feira, agosto 11, 2014

Sinal dos tempos: Óculos, oculistas, oftalmologistas, gente que rouba óculos e gente diferente. L O L



                            



Como vos contei neste blogue, roubaram me os óculos em Marselha. Recordo a expressão de pena e tristeza do rapaz que me serviu o almoço, o olhar agressivo e apontador para o lado do rapaz que me serviço café e o Pastis... Quando voltei para trás perguntar por eles. Até aí, a viagem correu um bocado mal, nem me lembro de outra assim, e recordo a minha aflição: que faço sem óculos?

Logo me lembrei que tinha metido na mala uns óculos dos chineses, ou dos trezentos, ou algo assim. Não custaram mais de 3 Euros (segunda foto). 

Estranhamente, nos 15 dias que se seguiram, não senti a falta dos óculos que uso há séculos e fartei-me de fazer posts neste blog, como viram.

Fui hoje à oftalmologista: não à minha, que está de férias, mas a outra, tendo respondido quando me perguntaram: uma qualquer, desde que seja urgente.

A senhora começou logo por perguntar:

- Da outra vez que cá veio, há três anos, foi porque partiu os óculos. E agora, porque foi? 
- Roubaram-mos.

Contei-lhe tudo e mostrei-lhe estes óculos todos esfolados que tenho usado, sem qualquer receio de os perder ou estragar.

Lá fizemos os exames todos. Eu estou morta por ser operada para deixar de usar óculos, mas parece que é melhor esperar uns anos, sempre é uma cirurgia... 

Por fim, a doutora aconselhou-me a comprar vários óculos na loja dos trezentos, ou nos chineses, preferencialmente numa farmácia ou num oculista, onde custam quinze euros. 

- Eu tenho uns na casa de banho, Outros no carro, outros na cozinha, uma vez comprei uns nos chineses aqui em frente e foi com eles que dei as consultas de oftalmologia, porque me tinha esquecido de trazer uns, mas não eram grande coisa...

E terminou assim:

- Se você os perde, os parte e se lhos roubam, não vale a pena comprar óculos caros. Mais vale ter vários e baratos.

Enfim, não aconselha os dos chineses. Mas analisou os meus e disse que tanto faz usar estes como os que receitou.

LOL! Morri a rir, mas não tem graça.


Até hoje, paguei entre 300 e 400 euros pelos óculos, sem aros de marca...

Passei num oculista, contei a história à senhora simpática, que me propôs logo uns aros da  Benneton e as lentes, tudo por cerca de 100 Euros. 

- Mas pode trazer uns aros velhos e só paga uns 30 Euros pelas lentes.

Aí sim? Já podiam ter dito que era tão barato... Nunca imaginei tal coisa!

PS.: Dia seguinte: acabo de comprar uns óculos bonitinhos que custaram um bocado porque é preciso diminuir a lente para a tornar mais leve (não custaram tanto como antigamente) e também comprei uns outros, idêntico e levíssimos e giros, por dois euros e cinquenta, numa loja dos chineses (primeira foto). E vou comprar uns bonitinhos por 15 Euros na FNAC. Em alguns sítios só existem óculos destes até 3 dioptrias, noutros sítios, incluindo chineses, existem mais.

Com isto e com as cirurgias que dispensam óculos, a coisa vai mudar. Já está a mudar, mas ainda mal se nota..

Sem comentários: