domingo, outubro 26, 2014

Devemos aceitar as outras culturas? É ridículo ser feminista?




Até ao Sec XXI, sempre tive a impressão de viver num mundo atrasado. Quando me apetecia ir sozinha a qualquer lugar, sobretudo à noite, parecia estar a fazer algo de muito estranho. 
Respondiam-me:

- Mas pensas que em Nova Iorque ou Londres é diferente? 

- Eu não tenho a impressão de viver num país atrasado, e sim num mundo atrasado! Nova Iorque, Londres, (Paris - incluo Paris?) são lugares atrasados, em que uma mulher não pode fazer o que lhe apetece. Onde as mulheres ficam em casa, talvez a chorar, porque estão a perder a vida. Onde as mulheres casam porque é convencional fazer isso, sem perceberem que pode ser também uma maneira de perder a vida.

- Que vos parece esta notícia?

Nestes países, se a mulher é violada, pode ser morta pela família, pois é uma desonra para a família.
Devemos aceitar estas "culturas"? Não deveríamos fazer algo mais?


Aceitar as outras culturas e ser feminista? E de esquerda? 

Não nos parece tudo isto demasiado inconciliável? 

2 comentários:

António Gomes disse...

Todas as culturas que contrariem a Declaração Universal dos Direitos Humanos(aceite por todos os países) devem ser contrariadas. Acho aberrante quer a situação do eventual comentário à saída nocturna feminina quer o sacrifício da mulher em nome da honra da família. Lamento dizê-lo, continuamos a subalternizar a mulher, nos seus diferentes papéis, e grande parte da culpa é delas próprias pela reprodução dos valores.

Nadinha disse...

Obrigada, António. Vivemos num mundo atrasado.
Devemos lutar, usando anosa liberdade para conquistar a dos outros.